Tipos de Whey Protein

Existem no mercado vários tipos de Whey Protein disponível, onde muita gente não sabe quais as diferenças entre elas. A proteína é baseada em soro de leite, onde os intolerantes à lactose (supostamente) não conseguem consumir. Será mesmo assim? 

Ler também: Jejum Intermitente

O Que é Whey Protein

A proteína whey é baseada num concentrado de proteínas do soro do leite. Ela é obtida a partir do processo de transformação do leite em queijo.  Por ser uma fonte proteica de elevador valor biológico, é uma das principais fontes e mais utilizadas no mundo da suplementação. Existem vários tipos de Whey protein, sendo eles:

  • Isolada
  • Concentrada
  • Hidrolisada
  • Vegan

Whey Isolada

Esta é a proteína mais pura no mercado, que apresenta uma concentração proteica acima dos 90%.  É a mais usada por atletas com dificuldades em digerir lactose ou por quem procura um suplemento mais puro, com menos concentração de hidratos de carbono ou gorduras, de modo a não prejudicar os macronutrientes diários. 

A proteína isolada contém aminoácidos essenciais, como a leucina, pelo que também é uma ótima forma de promover a síntese proteica, ou seja, a hipertrofia muscular. Se quiser experimentar Whey isolada aconselho este produto.

Whey Concentrada

Apresenta uma concentração proteica na casa dos 80-90%, inferior à whey isolada. Apesar de parecer estranho, deve-se ao facto de conter mais hidratos de carbono, nomeadamente, a lactose, relativamente à isolada.  Ela é muitas vezes utilizada para aumentar a quantidade proteica na dieta, e com isso, garantir um estado anabólico mais eficaz. 

Assim como a whey isolada, a concentrada contém aminoácidos essenciais, pelo que continua a ser uma excelente fonte proteica, mesmo apresentado um índice calórico mais elevado, devido ao maior teor de hidratos. Por ser uma proteína de rápida absorção, a mesma costuma ser usada no pós-treino, pois dessa forma os aminoácidos passam mais rapidamente para a corrente sanguínea. 

Caso queira experimentar esta proteína, aconselho este produto:

Whey Hidrolizada

Esta é a melhor versão de whey no mercado, a versão de topo.  Esta versão já é enzimaticamente quebrada em pequenos peptídicos, o que ajuda a garantira uma absorção ainda maior.  Dado que esta é uma proteína com maior poder de absorção, é a mais usada no pós-treino. 

Porém, como o processo desta proteína é mais elaborado, o preço por si só, também acaba por ser superior. Para esta proteína, aconselho este produto.

Whey Protein Vegan

Whey é derivado de leite, mas já criaram as soluções ideais para os intolerantes à lactose.  De referir que, mesmo sendo intolerante, a whey protein comum já contém uma enzima que ajuda na intolerância, onde muitos intolerantes à lactose conseguem usufruir da proteína comum.  

Mas, se realmente não a consegue consumir existem alternativas, que contém alto teor de proteína e baixo teor de hidratos e gordura.  Estas proteínas são baseadas em plantas e outros derivados, mas calma… Também têm sabores!!! 

É intolerante? Então aconselho este produto:

Como Devemos Consumir

Antes de mais é importante referir que nenhum suplemento deve substituir uma refeição equilibrada e saudável. Posto isso, a proteína deverá ser considerada na dose diária a ingerir diariamente.  Geralmente, são feitas as seguintes recomendações: 

Atletas ou pessoas extremamente ativas, à procura de aumento de massa muscular e/ou perder massa gorda – entre 1,5 a 2,2g de proteína por kg de peso corporal. 

Pessoas com um nível de atividade moderado – Entre 1 a 1,5g de proteína por kg por peso corporal. Pessoas sedentárias – cerca de 0,8g de proteína por kg de peso corporal. 

Estas recomendações podem variar, contudo, estes níveis são aproximações suficientemente boas para a maior parte das situações.

Visão Final

Ser intolerante à lactose já não é problema para consumir aquela proteína diária em falta a partir de um batido ou de um shake e podemos bater mais facilmente o macronutriente da proteína a partir de um preço muito acessível.  

Os preços variam assim consoante a percentagem de proteína e da quantidade de eficácia da absorção da mesma.  

Aproveite então para visitar o site da Zumub e encontrar a proteína que mais o ajudará a alcançar o seu objetivo!

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário