Suplementos – O Que Fazem?

Maioria das pessoas já têm uma ideia do que são suplementos e para o que servem.  Contudo, nem todas as pessoas sabem o que realmente são e para que servem os suplementos e existem alguns aspetos importantes que não podemos deixar de apresentar e que, provavelmente, muita gente desconhece.

O Que São Suplementos

Para muitos uma pergunta bastante fácil de responder, para outros uma resposta difícil de perceber, onde infelizmente existem ainda muitas ideias erradas sobre a suplementação.  De frisar já desde início que suplementos não são drogas e não fazem milagres

Os suplementos são, nada mais nada menos, produtos para completar as necessidades adicionais das pessoas no dia-a-dia.  Eles são, como o nome indica, para suplementar uma alimentação que, por si só, já será bastante completa, variada e rica de macronutrientes.  Os suplementos não são substitutos de uma alimentação normal, ao contrário do que muitas pessoas fazem. 

Devemos sempre consumir produtos de origem natural ou extratos e perceber que maioria da suplementação é derivada de extratos ou compostos de algum nutriente que é facilmente encontrado em alimentos que ingerimos diariamente.

Benefícios

Hoje em dia acaba por ser normal que existam falhas nutricionais na nossa dieta, principalmente por falta de tempo para cozinhar ou para ir às compras, o que acaba por aparecer suplementação, pois é de fácil preparação e contem o necessário para colmatar as falhas de macronutrientes do nosso dia-a-dia. 

Devido a muita gente não ter oportunidade de fazer previamente as refeições ou de não ter como as conservar, acabam por optar por se suplementar nesses horários específicos, pois há receio de irem a restaurantes pelas alterações ou tratamento que levam as refeições e como prejudicam a qualidade nutritiva dos mesmos. Outro aspeto relevante na suplementação é o controlo fácil de quantidades.  

As embalagens vêm com dosagens já pré-estabelecidas e nos “scoops” que utilizamos como unidade de medida, é mais fácil perceber quais as doses que ingerimos de determinado suplemento.

A Parte Prejudicial

Desde sempre se ouviu dizer, “tudo o que é demais também faz mal”. E, na suplementação a história repete-se. Há muita gente que abusa, usando os mesmos como uma refeição e não como algo suplementar. Só por aí já cometem o erro.  Mas, também existem pessoas que pensam que ao dobrar a dosagem terão o dobro do daquele suplemento, principalmente nos suplementos de aumentar resistência ou força muscular. Isso não resulta. Adicionalmente, podem existir reações adversas no consumo de determinados suplementos em determinadas pessoas.  

Contudo, é muito difícil de se prever tais reações, pois dependerá sempre da pessoa e dos seus componentes. Os suplementos são maioria deles seguros, mas são situações que podem ocorrer. Exemplo disso é Whey Protein e a cafeína. No whey protein podemos descobrir certa intolerância à lactose e que nos pode causar desconfortos no estômago e/ou intestinos.  Já na cafeína, as pessoas sensíveis ao efeito da mesma, pode causar palpitações ou taquicardia, o que será necessário ajustar a dose ou retirar a cafeína totalmente.  

As pessoas poderão desconhecer a intolerância ou a sensibilidade do leite, ou cafeína, porém as dosagens diferentes poderão ser a causa. Importante também, é verificar a compatibilidade entre eles.  Existem vários suplementos que por conterem determinado composto não devem ser tomados em simultâneo, pois poderá resultar em sobredosagem do composto.

Bulking Limpo

Esta tem que ser a abordagem na dieta para ganhar peso. Ajustar estrategicamente a dieta para maximizar o ganho de peso seco, ganho de músculos e minimizar a gordura corporal da forma mais realista possível.  

Contudo, no bulking limpo o objetivo não é só ganhar peso, mas sim também tentar não acumular gordura excessiva. Para isto, é preciso colocar estratégia dos macronutrientes, ou seja, colocar a proteína, hidratos e gordura na meta desejada.

Tipo De Suplementação

Existem vários suplementos, ao ponto de ser impossível os enumerar. Contudo, é possível organizar os mesmos por categorias conforme os objetivos.  Posto isso, apresento alguns suplementos, dividido por categorias: Proteína (Whey, Caseína, Proteína de carne, Albumina, Proteína vegetal, etc);

Não estão todos os suplementos listados, mas são os mais importantes/comuns disponíveis no mercado.  Se está à procura de algum suplemento, visita o site da zumub e aproveita o nosso cupão de desconto: MRSAUDAVEL

Lembre-se – suplementos são para suplementar a tua dieta e nunca para substituir uma refeição.  Nada melhor que uma refeição natural e sólida para nos ajudar a ter os macronutrientes exigidos para o nosso dia-a-dia. 

Leia Também: Tudo sobre a Creatina

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário