As Saladas São Saudáveis?

Hoje vamos abordar um assunto tabu, as saladas são saudáveis ou não? E, explicar a importância de como escolher ou fazer a nossa própria salada. Serão as saladas tão saudáveis como nos fazem parecer?  Farão assim tanta diferença comparando a um hambúrguer?

O Tema

Nos últimos anos tem-se vindo a tornar mais habitual nas pessoas, optarem por colocar saladas variadas nas suas dietas e também ao fazer refeições fora de casa, como em cadeias de ‘fast food’, optarem por pedir saladas.  

Mas, as saladas são saudáveis? Terão as saladas tão poucas calorias para quem quer emagrecer? Pois bem, existem saladas em algumas cadeias de ‘fast food’ que facilmente têm mais calorias que um hambúrguer.  Sim, é verdade e o problema está em maioria das vezes nos molhos usados na mesma. 

Muita gente julga que uma salada só por ter verduras já entra como um prato saudável, porém não sabe a quantidade de calorias que estão naquele prato para dar sabor às verduras lá colocadas, pois nenhuma salada é vendida sem nada que lhes dê sabor.

Salada Feita Em Casa

Vamos começar pelas saladas que nós fazemos em casa!  Deveriam também de ser saudáveis visto que sabemos o que colocamos, correto?  Mas, alguma vez mediste, por exemplo, o azeite que colocas na mesma?  Sabes quantas calorias estás a colocar naquele prato só de tempero? Pois bem, fica a saber que uma colher de sopa de Azeite virgem tem certa de 120 calorias, o que representa 13,50 gramas de gordura.  E, se és daquelas pessoas que não mede os molhos, provavelmente estarás a ingerir muito mais do que uma colher de sopa.  

Se colocares, por exemplo, três colheres de sopa de azeite numa salada estarás a ter num só prato 360 calorias, que equivale a 40 gramas de gordura derivado apenas do azeite.

O Azeite

O azeite foi apenas um exemplo de um tempero/molho usado nas típicas saladas feitas em casa, mas há muitos mais que são usados e têm um alto teor de gordura e temos que ter sempre isso em atenção.  Existe também o vinagrete que em alguns estabelecimentos têm alto teor de gordura. De frisar que não é apenas o azeite que coloca gorduras nos prato das saladas, há queijos com bastantes calorias e com gordura, mas à partida esses ingredientes estão a ser contabilizados, ao contrário dos seus molhos e temperos. 

Leia também: Como Perceber uma Tabela Nutricional

Então Como Vou Dar Sabor Às Minhas Saladas ou Como Escolher Uma Salada Num Restaurante?

Atenção, não é proibido usar esses molhos nas nossas saladas, muito pelo contrário.  O azeite é uma fonte de gordura excelente para a nossa dieta e podemos sim, colocar a mesma nas nossas saladas, mas temos que saber a quantidade que usamos nas saladas para termos noção de quanta gordura ingerimos naquela refeição.  

O grande problema nestas saladas mágicas são os molhos que não contamos como calorias e que podem fazer a total diferença na perda de peso, pois, são um excedente de gordura. Então, quando fazemos as nossas saladas em casa devemos medir o azeite usado e contar o mesmo ao final do dia, na nossa dieta.  E, no caso de irmos comer fora e querermos optar por umas saladas, devemos fazer de duas formas:  Se vamos a uma cadeia de fast food devemos olhar para a tabela nutricional. No website da empresa e ver os ingredientes e quanta gordura e sal iremos encontrar naquela refeição;  Se vamos a um restaurante caseiro devemos optar por pedir a salada sem tempero e seres tu a colocar o mesmo no prato. Ou, questionar quais os temperos usados para saber se encaixam na tua dieta. 

De referir também que além das cadeias de ‘fast-food’ alguns restaurantes já começam a colocar as suas ementas nas redes sociais e nos seus websites com as tabelas nutricionais, o que também podem ser uma ajuda antes de escolher a sua salada.

Eu Quero a Minha Salada Sem Gordura Adicional

Excelente, vamos então encontrar alternativas ao azeite para as suas saladas. Se gostares de vinagre encontra no teu hipermercado de eleição o vinagre com menos calorias disponíveis.  Se gostas de limão também é uma boa solução! Não te esqueças também que deves colocar o menos sal possível, pois o sal também é fundamental na nossa dieta! 

Quanto ao sal, já existem variadas alternativas ao sal tradicional, onde são muito melhores e menos prejudiciais na saúde, como, por exemplo, o Sal Himalaya e o Sal Rosa.  São duas excelentes alternativas e com menos sódio que o sal normal e o sabor não difere assim tanto para virmos a sentir falta. Todavia, não é o sal que será um entrave, podemos usar o normal.

Conclusão

As saladas são saudáveis quando estão isentas de molhos e temperos mágicos que não se encontram na tabela nutricional da mesma.  Ou, não fazemos a contagem e pode ser o suficiente para a nossa dieta não estar a bater corretamente e aquele peso não baixar.  Quaisquer saladas que levem, por exemplo, maionese já não pode ser considerado sequer uma salada, pelo qual é o motivo obvio de não ser sequer referido no artigo. 

Contudo, se optarmos saladas sem qualquer tipo de molho encaixamos na dieta uma refeição muito leve de calorias e que não nos causará possíveis desconfortos no estomago devido a não ter segredos/temperos calóricos e gorduras.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário