Quantos Litros de Água Devemos Beber Por Dia?

Beber Água e os Benefícios

Algo ignorado por muitas pessoas, mas a verdade é que o nosso corpo é constituído 60% por água, ou seja, 60% do nosso peso corporal vem da água. Na verdade, essa mesma água, é essencial para o nosso corpo sobreviver. Afinal, quantos litros de água devemos beber por dia?

De facto, todos sabemos que conseguimos sobreviver vários dias sem comida, mas não sem água. 

Os nossos órgãos, células e tecidos necessitam da água para funcionar. Quando não tem água suficiente no nosso ficamos desidratados e tudo deixa de funcionar corretamente. 

Posto isso, é sempre necessário ter ideia de quanta água devemos ingerir por dia, pois, mesmo uma pequena desidratação é suficiente para nos deixar sem energia!

Quantos Litros de Água Devemos Beber Por Dia?

Segundo as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, a ingestão diária para um adulto deve estar na ordem dos seguintes valores:

  • Homem: 3,7 litros
  • Mulher: 2,7 litros

Os valores mencionam incluem líquidos ingeridos a partir de alimentação e bebidas. Geralmente, o consumo diário de líquidos é 20% derivado de alimentos, onde o resto é proveniente de bebidas.

Ler também: álcool na dieta é possível?

Beber Água - Fatores que Determinam o Consumo

O consumo diário de água varia de alguns fatores, como:

Ambiente – A temperatura ambiental condiciona os níveis de água a serem ingeridos. Na verdade, se estiver num ambiente muito quente, por exemplo, irá suar mais, o que determina que deve ingerir mais água para não se desidratar.

Atividade física – Quanto mais exercício fazemos, mais suamos. E, para combater isso, devemos ingerir a água que vamos perdendo durante a atividade física feita. Para proporcionar o bem-estar, deve ingerir antes, durante e após o treino. 

Saúde no geral – Estando doente, com ou sem febre, pode perder água no corpo, principalmente se forem problemas gástricos. Para isso, deve ingerir bastante água e seguir as recomendações de um profissional de saúde.

Gravidez ou amamentação – Quer uma, quer outra devem manter-se com níveis de água elevados, para garantir a hidratação suficiente no corpo.

Conclusão

Afinal, quantos litros de água devemos beber por dia? Após este artigo facilmente é notório que qualquer pessoa deve ingerir água diariamente, seja a que horas for. Contudo, é importante manter os níveis de água altos e garantir que o nosso organismo funciona corretamente. 

Durante o treino é importante hidratar-se para não ter problemas durante o mesmo. A perda de água elevada sem recomposição pode levar à desidratação, o que pode fazer desmaiar uma pessoa, entre outros problemas de saúde.

Deixe um comentário