Quantas Vezes Devo Treinar por Semana?

Nos dias de hoje ainda existe muito a ideia de quanto mais, melhor, nomeadamente ao nível de treino, seja ele ginásio ou aeróbico. Mas, quantas vezes devo treinar por semana? Na verdade, não é quanto mais, melhor, mas sim o ideal para si, para ter o descanso suficiente para o seu corpo.  Vamos explicar neste artigo como deve explorar a sua semana.

Não é Por Treinar Todos os Dias

Se não houver descanso o nosso corpo não tem como recuperar da fadiga dos treinos e isso não gera hipertrofia, mas sim o contrário. Na verdade, é necessário descansar bem para o corpo estar preparado para voltar a criar ruturas nos músculos. E, quando falamos em descansar bem, não falamos em apenas horas de sono. 

Não é por treinar 7 dias por semana que vamos notar uma ênfase maior. E, é habitualmente um erro de muitas pessoas, principalmente nos iniciantes. Ao início, como o corpo não está habituado a treinar, até podemos ver resultados, mas dificilmente os verá a longo prazo. Chega perfeitamente treinar 5x por semana, por exemplo.

Tempo Ideal para Treinar

Não há um número geral para dias de treino, como não há um tempo certo para treinar.  O nosso corpo é a nossa resposta. Precisamos de o deixar descansar e evitar dores musculares entre treinos. Ou seja, tanto pode ser suficiente treinar quatro vezes por semana durante 45 minutos, do que treinar cinco durante uma hora. Sinta o seu corpo a reagir e veja se consegue ter o mesmo rendimento com ou sem descanso. 

Ler também: Dor Muscular Depois do Treino

Mas, Há Exceções

Treinar poucas vezes por semana pode não gerar estímulos suficientes para hipertrofia. Mas, treinar em demasia pode gerar o efeito contrário da hipertrofia. Portanto, por regra geral, devemos ter noção que devemos pelo menos treinar três vezes por semana e não exceder as seis.  Mas, tem sempre que colocar de qualquer maneira os treinos bem adaptados, de forma a trabalhar todos os músculos.

O Que Podemos Treinar Todos os Dias

A verdade é que há exceções, pois nem tudo causa o efeito inverso.  Quando falamos em cardio a nível moderado, não há problema se o fizer diariamente, afinal de contas o desgaste é mínimo. Se gosta de passear, caminhar a nível moderado, pode e deve fazê-lo diariamente sem problemas!

Quantas Vezes Devo Treinar Por Semana?

Existem alguns fatores que podem influenciar a escolha de quantas vezes deve treinar por semana. E, vamos falar um pouco deles para entender como perceber a sua escolha final. 

Tempo disponível – Se apenas tem tempo para treinar três vezes por semana, por exemplo, não tem que se preocupar e use esse tempo precioso para treinar todos os músculos do seu corpo, adaptando o plano de treino a esses dias. Na verdade, é melhor usar três dias ao nosso máximo, do que ir ao ginásio à pressa em outros dias e ter um mau treino. 

Idade – Quando somos jovens o tempo de recuperação será sempre menor, com níveis de testosterona e afins melhorados, o que irá ajudar em termos gerais e pode fazer sentido treinar, por exemplo, seis vezes por semana. 

Outras atividades físicas – Se é uma pessoa que pratica outras atividades físicas como artes marciais, futebol, entre outros, deve ter atenção aos seus planos de treino e perceber se há espaço para recuperação entre treinos. 

Estilo de vida – A verdade é que uma pessoa saudável, que dorme oito horas, não vive em stress e não tem problemas, conseguirá recuperar mais facilmente, pois o corpo apenas se dedica a recuperar, ao contrário de uma pessoa com stress. Por exemplo, com o stress uma pessoa tende a dormir menos horas, o que irá resultar em menos tempo de recuperação.  Aqui, não fará sentido treinar tantas vezes, pois irá acabar prejudicado. 

Conclusão

Não justifica para maioria das pessoas treinar mais do que cinco vezes por semana. Portanto, não espere uma evolução se treina diariamente sem deixar o seu corpo descansar. A qualidade de treinos é superior à quantidade. 

Por isso, prefira treinar três vezes por semana com qualidade e dedicação, do que treinar cinco vezes sem a performance correta. Se é um jovem, pode tentar treinar até seis vezes por semana e ver os resultados. Mas, se já entrou na casa dos 40, deve evitar, de modo a evitar efeitos contrários à hipertrofia. Para emagrecer o processo é mesmo, não vale a pena entrar em exageros, pois, o corpo pode não acompanhar o desgaste mental e vice-versa. 

Não se questione diariamente “quantas vezes devo treinar por semana”, mas sim se os treinos são feitos com qualidade! 

Importância da qualidade do sono na hipertrofia, aqui.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário