Suplemento Pré-Treino, Vale o Investimento?

É muito normal se ver pessoas novas a entrar no ginásio e a falar logo em tomar suplementação, neste caso, pré-treino. E, se antes era o whey que todos queriam, agora nem tanto. A verdade é que cada vez mais se tornou normal se falar em pré-treino como um suplemento milagroso que irá fazer pegar em muita mais carga. Mas, será mesmo assim? 

Ler também: O Que São Suplementos?

O que é o Pré-Treino?

O pré-treino é um suplemento visando melhorar a energia e estímulo para o treino. A partir das fórmulas do suplemento o rendimento deve melhorar. Porém, também foi pensado para as pessoas que não se conseguem alimentar antes do treino por falta de tempo.

Para que Serve? Para Quais Objetivos?

O pré-treino serve para adquirir nutrientes que irão ajudar a ter mais rendimento no treino e, por sua vez, aumentar a intensidade do mesmo. Este suplemento é ideal para:

  • Oferecer nutrientes que não consegues ter na refeição antes do treino;
  • Ajudar a garantir força ao longo do treino;
  • Aumentar a intensidade, tendo mais resistência;
  • Evitar a perda de massa muscular, face à possível progressão de carga.

O Lado Negativo

Antes de pensares em tomar este tipo de suplemento deves saber que podes ter sensibilidade a vários ingredientes do mesmo. Abordamos a cafeína, mas a verdade é que existem muitos outros que te podem causar efeitos adversos. Assim sendo, baseia-te sempre na experiência própria, pois todas as pessoas diferem e trabalham em ritmos diferentes. 

O melhor será mesmo seres aconselhado por um profissional de saúde, como nutricionista. Mas, quais os motivos para não o consumir?

  • Efeitos da cafeína;
  • Abuso de ingredientes nele compostos (por exemplo, creatina);
  • Muita gente prefere ingerir um suplemento do que se alimentar, do qual não tirará benefícios nenhuns e ainda gasta dinheiro em vão.

Que Pré-Treino Consumir?

O melhor pré-treino do mercado é o conhecido “arroz com frango”. Tem proteína e hidratos, que é suficiente. Todavia, é esta a ideia que deves ter em mente, o melhor antes do treino é uma alimentação nutritiva! Não podemos dizer que deves consumir o pré-treino X ou Y, pois, na verdade, não sabemos se és por exemplo intolerante à cafeina.  

Porém, podemos apenas aconselhar que deves sempre ter atenção aos componentes de cada um. Se procuras, por exemplo, um pré-treino sem cafeína tens esta opção. Mas, como referido, deves olhar para os restantes componentes. 

Se não tomas cafeína diariamente por opção, mas queres um pré-treino com cafeína, tens esta versão.

Conclusão

Mentaliza-te que não é nenhum suplemento que irá fazer milagres! Procura sempre encontrar o teu limite antes de colocares pré-treinos no teu dia a dia. O melhor pré-treino do mercado é a alimentação. E, apenas com ela serás sempre capaz de evoluir, seja no teu objetivo físico ou na progressão de carga. Todavia, se o consumires tem atenção aos componentes, de modo a evitar excessos em, por exemplo, cafeína e creatina.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário