Podemos Colocar Fruta na Dieta?

Existe muito a ideia de que se tem que colocar de parte a fruta na dieta, na hora de perder peso (massa gorda). Mas será mesmo assim?  

Não existirão benefícios ao abordar a dieta com fruta? Vamos perceber se devemos ou não retirar a fruta e quais os benefícios caso a possamos manter.

Escolhas Inteligentes

Associam sempre a fruta como um alimento com açúcar (frutose), ou com uma carga glicémica alta e que deve ser posta de parte quando estamos numa dieta para perder peso. Porém, se soubermos escolher a fruta, tiramos mais benefícios da dieta do que a realmente prejudicamos. 

Então, ao colocarmos a fruta na dieta devemos optar por frutas com menos carga glicémica. Isto é, para não nos dar uma subida dos níveis de insulina e prevenir a acumulação de gordura no nosso corpo, que é o que queremos evitar.

Há Fruta a Evitar

Temos que olhar para a fruta da mesma forma que olhamos para outros alimentos, ou seja, há sempre preocupação com a densidade calórica e os macronutrientes que nos dão. Então, se há uma fruta que devemos evitar é a banana, pois a mesma em 100 gramas contém 24 gramas de hidratos, o que é muito para uma fruta, para quem está a perder peso.

Erro Comum do Bulking

Não podemos procurar ganhar bastante peso em dias.  O maior erro comum do bulking é colocarmos um aumento calórico exagerado, ficando com a ideia de se pode comer tudo e em excesso, pois é o objetivo do bulking, ganhar peso. NÃO! O aumento de peso tem que ser equilibrado, com regras e ganhar peso o mais saudável possível. Não podemos pensar que quanto mais peso ganharmos, mais músculo iremos ganhar também, não funciona assim.  

Na verdade, o ganho de peso pode ser muito rápido, mas não a nível muscular. Tudo varia consoante a genética, idade e sexo da pessoa. Isto para dizer que o peso excedente provavelmente será apenas gordura e não músculos.

A Fruta Que Podemos Usar

  • Morangos
  • Melão
  • Melancia
  • Kiwi
  • Abacaxi

Estes são algumas das frutas que podem usar na dieta. A melhor fruta na dieta é basicamente a fruta que tenha mais água, como a melancia, como tem muita água acaba por ter menos densidade calórica e traz uma vantagem, que vamos já falar.

Saciedade

Quando usamos a correta fruta na dieta podemos estar a colocar alimentos que nos melhora a sensação de saciedade, que é fulcral na perda de peso, para não sentirmos fome.

Sustento Com Fruta na Dieta

Qual será o resultado de uma dieta que não nos agrada? A fraca adesão ou a perda de adesão a curto prazo.  Por isso, o que nos vale retirar as frutas da dieta se a longo prazo acabaremos desistir, por não termos, por exemplo, gosto na comida, paladar na comida. A fruta na dieta pode ser meio caminho para termos um bom psicológico, mantermos o nosso mindset forte.

Défice Calórico

Quando entramos numa dieta de perda de peso, principalmente de massa gorda, por norma, as estratégias iniciais passam por diminuir a ingestão diária de hidratos de carbono (Carboidrato). A fruta enquadra-se nesse macronutriente e acaba por ser o mais fácil de se retirar. Porém, podemos optar facilmente por diminuir um pouco na quantidade de outros hidratos, como reduzir no arroz, batata, massa, etc.  

A fruta na dieta não é a culpada, o macronutriente tem apenas que ser ajustado. Ler também: Calculadora Dieta Flexível

Fibras

As fibras ajudam no trânsito intestinal e ajudam também noutro fator: a saciedade. E, a fruta é rica em fibras!  Por isso, antes de pensarem eliminar a fruta da vossa dieta, olhem para o arroz ou batata que podem reduzir, a longo prazo irão agradecer a adesão à fruta, pois é algo doce. Algo que muitas vezes é essencial para manter o nosso psicológico num nível alto.

Quebrar a Rotina

Pode parecer muito estranho, mas quando colocamos fruta na dieta, acabamos por ter menos vontade de quebrar a rotina, de procurar doces. Isto porque faz esse trabalho, dá-nos algo doce diariamente e isso faz com que o nosso foco na dieta se prolongue e evite fugidas, que essas sim, podem prejudicar facilmente uma semana ou duas de dieta.

Conclusão

Quando optamos por algo que nos pode ajudar psicologicamente e ainda ter um benefício extra na dieta, porque não usar isso a favor? Perder peso não tem que ser um sacrifício, não tem que nos matar, tem sim ser algo que sabemos que não será fácil, mas que não nos torture. Antes de retirares a fruta da tua dieta, analisa melhor se não podes retirar outro tipo de hidratos.  

Se és seguido por um profissional, conversa com ele e ajustem esses alimentos, de certeza que ele perceberá que é possível ajustar a fruta na dieta. Após encaixares a fruta na dieta, vais perceber que terás menos vontade de correr para os doces na tua ‘cheat meal’ (caso a tenhas). 

Preocupa-te apenas com a densidade calórica das frutas.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário