Ómega-3 – Será essencial?

Muito mais do que apenas um suplemento, o Ómega-3 é um ácido gordo essencial para o nosso corpo, a gordura que o nosso corpo precisa obter através da dieta, e muitas das vezes, isso não é feito.  E, para obter este ácido essencial da alimentação não é fácil, mas vamos ficar a perceber o porquê. 

Devemos começar por realçar desde início, que seja ou não atleta, esteja ou não treinar, seja sedentário ou não, a suplementação de Ómega-3 é sempre bem-vindo, principalmente pelos fatores e benefícios que vão ser abordados ao longo do artigo. 

Ler também: O Que São Suplementos?

O Que é o Ómega-3?

É um ácido gordo essencial para o nosso corpo, a chamada gordura boa, que tem como uma das ações principais o processo anti-inflamatório.  Ajuda assim a controlar os níveis de glicemia e colesterol.

Tipos de Ómega-3

Existem três tipos de ómega-3, sendo eles:

  • Ácido docosahexaenoico (DHA)
  • Eicosapentaenoico (EPA)
  • Alfa-linolênico (ALA)

Onde Encontramos o Ómega-3?

Esta gordura boa pode ser encontrada principalmente nos peixes do mar, como atum, salmão e sardinha.  Mas, também pode ser encontrado em algumas sementes, chia e linhaça. 

Contudo, devido ao preço atualmente do peixe, principalmente do salmão, ou do excesso de sódio do atum, tem vindo a tornar-se mais comum o uso de suplementos.  Ou seja, o ómega-3 pode ser encontrado também nas farmácias em fórmula de cápsulas, como no nosso parceiro, zumub!

Tirar Os Benefícios Dos Alimentos

A verdade é que há mesmo em alimentos, se não forem cozinhados da forma correta, deixam de ter o benefício desejado, como, por exemplo, no salmão.  O mesmo, deve apenas ser grelhado ou assado, pois ele frito perderá maior parte do ómega-3. 

Já nas sementes de linhaça, para ser usada de forma correta, a mesma deve ser triturada e preservada.  A gordura encontra-se dentro da semente. Mas, ao ser exposto pode ser todo o óleo.  Todavia, a forma ideal é triturar, colocar em frasco de plástico e preservar o mesmo no frio, caso contrário, perderá todo o seu efeito. De mencionar que, este método tem de ser realizado para o óleo não oxidar, pois, caso contrário, passará a ter efeitos negativos na nossa saúde e não positivos, que é o desejado.

Benefícios

Esta gordura tem vindo cada vez mais a ser levada como uma prioridade para uma dieta saudável e equilibrada, principalmente devido aos grandes benefícios da mesma.  Vamos então listar alguns dos benefícios:

  • Melhora a memória e cognição
  • Combate o Stress
  • Melhora o fluxo sanguíneo cerebral
  • Previne problemas cardíacos
  • Reduz o risco de diabetes
  • Auxilia na perda de gordura
  • Aumenta a síntese proteica
  • Diminui o colesterol mau (LDL)
  • Ajuda no tratamento contra depressão e ansiedade
  • Melhoria da sensibilidade e insulina no cérebro

Em mulheres ele também ajuda a combater o cancro de mama, colo e útero, e alivia alguns sintomas da TPM.

Contraindicações

Se é uma pessoa que tem problemas de coagulação, questione sempre o seu médico se pode ou não consumir, pois, o excesso de ácido graxo, deixa o seu sangue mais fluído, que não é desejável nem recomendado. Se tem um peacemaker ou próteses cardíacas também deve evitar o consumo. 

Contudo, se está grávida, o consumo pode ser feito, desde que controle as doses diárias, pois em excesso pode causar problemas no feto (Deve consumir no máximo 1300mg). Importante referir também que o excesso de dosagem em qualquer pessoa pode trazer problemas como náuseas, vómitos, mau hálito, gases, entre outros.  

Vários estudos mostram que uma dosagem acima de 3000mg por dia podem tornar estes problemas mencionados intensos.

Conclusão

Sendo assim, podemos assim verificar que o consumo de Ómega-3 tem muitos benefícios e deve sempre ser pensado para adicionar à nossa dieta, ao nosso plano. Todavia, como em qualquer outro suplemento, deve falar com um profissional de saúde ou a pessoa que o acompanha para ver se faz realmente sentido o consumo. 

Porém, se é uma pessoa Vegan tornar-se quase impossível conseguir obter ómega-3 oriundo da sua alimentação, da qual a suplementação será o fator essencial, para obter todos os benefícios falados anteriormente. 

Pode ainda ver umas das referências sobre o benefício do Ómega-3 ajudar a prevenir problemas cardiovasculares, aqui.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário