Os Benefícios e Poder da Cheat Meal

A refeição livre ou mais conhecida como ‘cheat meal’, é uma estratégia que pode ajudar em muito numa dieta restrita. Mas, não podemos pensar que uma refeição livre é um dia livre.  É apenas uma refeição e muitos erros são cometidos nessa situação, por pensarem que podem abusar o dia todo que não haverá consequências. 

Todavia, é uma estratégia que tem de ser pensada e idealizada para a nossa dieta, pois poderás estar a passar por uma fase que a refeição livre pode prejudicar uma semana de trabalho, principalmente para quem perde peso

Leia Também: Produtos LIGHT – Serão mesmo?

Quais os Benefícios?

Quando estamos numa dieta restrita passamos por fases que desesperamos por dar ao nosso corpo um alimento que gostamos muito. Porém, não é o corpo que pede X ou Y alimento, mas sim a nossa cabeça. Posto isso, um dos principais benefícios da refeição livre, é aliviar a pressão e dar uma recompensa a nós próprios. E sim, isso é fundamental, termos o mindset animado e não estarmos a lutar contra nós próprios.  

Contudo, existem mais benefícios, como a aceleração do metabolismo.  Face ao aumento calórico que não está acostumado, a consistência na nossa dieta, por estarmos a ser recompensados com uma refeição que tanto desejávamos, e ainda a absorção dos nutrientes da refeição livre para ganhos positivos. Isto é, quando o nosso corpo reage positivamente a uma refeição livre, é possível o corpo ficar mais ‘cheio’, mas mantendo a pele fina.  

Como já deves ter reparado em atletas de fisiculturismo, por exemplo, costumam comer pizas, hambúrguer, etc. no dia anterior à competição ou horas antes de subir ao palco e o corpo absorve tudo na perfeição!

Consequências da Refeição Livre

Nem tudo é um mar de rosas e quando abusamos da nossa refeição livre podemos estar a mandar uma semana de trabalho para o ar. Quando temos a liberdade de uma cheat meal devemos pensar que é uma refeição livre, mas não é um rodízio.  

Devemos optar por selecionar uma refeição que nos satisfaça, mas em simultâneo, que tenha nutrientes bons, tentando evitar excessos de gordura.  As consequências passam por abordarmos o furo da dieta como um ‘vale tudo’ e comermos até não dar mais. Além de estares a cometer um erro, dás ao teu corpo motivo para absorver tudo de forma errada. 

Quando estamos numa fase final de perda de peso, também devemos ter cuidado com a cheat meal e evitar gorduras, para o nosso corpo ao necessitar de nutrientes não se agarrar às gorduras e danificar o teu físico.

O Que Evitar na Cheat Meal

Como mencionado anteriormente, devemos evitar gorduras.  À partida, se tiveres numa dieta restrita, poderás estar com um regime de hidratos mais baixa, mas provavelmente manténs a gordura aos valores comuns. Por isso, devemos aproveitar o furo para dar hidratos extra ao nosso organismo.

Que Dia Devemos Escolher

Não há dias certos. Tudo variará da dieta e treino que cada um tem, mas podemos abordar a cheat meal de duas formas diferentes:

  • Colocar a refeição no dia de treino do músculo mais fraco;
  • Ingerir a refeição no dia anterior ao treino que precisas de mais força.

Ao colocarmos a refeições no dia do treino do músculo mais enfraquecido, o nosso corpo como estará a recuperar do treino, absorverá os nutrientes de melhor forma e pode ajudar na hipertrofia.

Quantas Vezes

Cada caso é um caso e tem que se analisar individualmente. Numa fase de perda de peso, uma vez por semana será o ideal (isto se houver espaço para uma). Mesmo em ganhos de peso seria, mas há pessoas que têm muita dificuldade em ganhar peso e, nessa altura, poderíamos optar por colocar duas vezes por semana, imaginando claro que o treino é sempre elevado.  

Mas, em regra geral, uma vez por semana.

Ingerir Álcool

Um dos benefícios da refeição livre, é o aumento de leptina. Ao ingerir álcool o efeito é revertido, logo o álcool não deve ser equacionado.

O Que é a Leptina

A leptina é um dos hormônios responsável pelo controlo da homeostase energética.  A função dela é manter os níveis de energia do nosso corpo estável. Ela faz com que o nosso consumo energético seja menor, aumentando o gasto energético. Por palavras mais simples, ela irá diminuir o nosso consumo alimentar e aumentar a queima de gordura.  Este hormônio é também conhecido pelo hormônio da saciedade.

Dicas Para Lidar Melhor Com a Cheat Meal

Costumo Ficar Maldisposto, o Que Fazer?

É um problema comum se estás numa dieta bastante restrita. O teu organismo já não está habituado a refeições mais calóricas e com bastantes químicos e acabas por ficar com o estômago pesado. Para começar, deves logo optar por colocar a refeição livre entre refeições mais leves, para não estares a saturar o teu aparelho digestivo.

  • Evita beber muita água antes da refeição e depois da refeição, para não perturbares a digestão.
  • Consome 1 probiótico antes de começares a refeição.
  • Se sentes que o teu corpo não quer processar as refeições, experimenta tomar enzimas.
  • Opta por beber chás durante o restante dia.

Os suplementos mencionados devem ser anteriormente analisados pelo teu médico.

Faz Uma Refeição Com Hidratos

É um dos motivos de existir a refeição livre. Além de nos dar um alívio ao ‘stress’ da dieta, a refeição serve para nos dar energia extra para o nosso corpo e essa energia deverá vir dos hidratos. Assim devemos fazer uma refeição rica em proteína e hidratos e evitar gordura (podes a consumir, mas em baixas %, apenas para aproveitares melhor essa refeição!)

Não Vale Tudo!

Mentaliza-te que a cheat meal é uma refeição livre e não um dia livre. Faz apenas uma refeição e não comas como se não houvesse amanhã. Um rodízio de pizas não é uma refeição livre.

Conclusão

Devemos aproveitar a cheat meal para beneficiarmos dela da melhor forma, ingerindo hidratos, evitando gorduras e imaginar que se é para termos vantagens o álcool tem que ser colocado de parte. 

O glicogénio que vamos absorver desta refeição pode-nos dar, no seguinte dia, um treino mais forte e compensatório. Ou podemos treinar e aproveitar esta refeição para encher o ‘stock’ do músculo treinado.

Aliviar o ‘stress’ de uma dieta é fundamental para mantermos o mindset altíssimo, mas optando por um rodízio facilmente nos arrependermos de ter passado por ela.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário