Ioga - Cinco Motivos Para Ir Ao Tapete

Se pensa que a prática de Ioga é uma atividade de esforço físico menor, dedicada apenas ao universo feminino, desengane-se. O Ioga tem inúmeros estilos, vários pilares, múltiplas disciplinas e técnicas que o levarão a descobrir os seus limites e a combinar disciplina física e práticas meditativas. Fique a conhecer (pelo menos) cinco bons motivos para praticar Ioga.

Aprender a Respirar

Bem sei, parece absurdo falar sobre algo tão inato como respiração. Mas o Ioga aprimora a respiração e, portanto, a oxigenação de todo o corpo. A combinação de asanas (posturas) realizadas a inspirar e a expirar vão unir mente e corpo ao momento presente.

Aumentar a Flexibilidade Com Ioga

As posturas de força adotadas no ioga, com invertidas, alongamentos e posições de equilíbrio vão aumentar a sua flexibilidade. Quanto mais flexível for o seu corpo maior será a sua facilidade em mover-se e menor será o risco de lesões. As posturas do Ioga permitem-lhe, desta forma, criar uma maior resistência (corporal e mental).

Reduzir o Stress

Sabemos bem as situações de pressão que enfrentamos. Doença agravada pela pandemia e pelos dias atípicos. A prática liberta cortisol, responsável pelo stress e aumenta a produção de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de prazer, oxigenação e relaxamento muscular.

Melhorar a Postura

A vida sedentária da maioria da população, ao computador, tablet ou smartphones, faz-nos adotar posturas incorretas. A melhoria da postura, através do alinhamento e equilíbrio corporal e de uma correta respiração são bons motivos para a prática de Ioga.

Ajudar a Emagrecer

Não tanto pelas calorias despendidas durante a prática, mas sim pela contribuição na aceleração do metabolismo. E ainda, pelas posturas corporais durante a prática, que melhoram as funções digestivas, combatendo possíveis problemas gástricos.

Praticar Ioga é optar por um estilo de vida mais saudável, equilibrar corpo e mente, controlar emoções e ter tempo: para si, para o seu corpo, para a sua mente. Preparado para “ir ao tapete”?

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo