dicas para emagrecer - não fujas do objetivo!

Neste artigo vamos falar sobre emagrecer. Um assunto complicado de ser abordado, mas que queremos vos fornecer algumas dicas para não desistirem do foco.

Vamos lá.

emagrecer

Várias pessoas desistem de emagrecer por falta de motivação. 

Essa motivação é muitas vezes perdida por não tomarem certos critérios no plano, que fazem toda a diferença.

Afinal de contas emagrecer tem que ser algo que consigamos com consistência e sacríficio e para isso é preciso ter alguns fatores em conta.

Uma Dieta Focada para Emagrecer

Para começar é pelo óbvio. Para emagrecermos temos que ter uma dieta que esteja focada na perda de peso, face ao peso atual. E, para isso, é preciso calcular as calorias necessárias diariamente, como poderás ver neste artigo.

Mas, para ajudar a ter essa dieta focada vamos deixar abaixo algumas dicas que poderão fazer toda a diferença a longo prazo.

1# Coloca Fruta Na Dieta

Não é obrigatório, mas numa dieta restrita fará todo o sentido, por vários motivos.

Na verdade, a fruta contém baixas calorias em maioria delas e tem o poder de saciar uma pessoa.

Porém, muito mais do que saciar a fruta é doce e numa dieta para emagrecer temos que ter algum doce para ajudar o nosso psicológico a não querer uma escapadinha!

Usar fruta neste contexto é fundamental para evitar erros e dar riqueza à dieta.

Mas, calma! Há fruta que deves evitar, sendo ela: banana e abacate.

Ler também: Qual a Importância de Pesar Alimentos?

2# Reduz nos Carboidratos, mas não em Demasia

Um erro cometido inúmeras vezes. Sim, o primeiro macronutriente que é maioria das vezes reduzido é o carboidrato, mas não podemos esquecer que fonte da nossa energia vem daqui e o cérebro precisa disto!

Quando estamos a emagrecer o grande fator é o défice calórico. Por isso, a redução deve ser em tudo e não apenas em hidratos.

Mantém sempre hidratos na dieta, mesmo que mais reduzidos!

3# Pratica Qualquer Exercício Físico

Não é obrigatório fazer exercício físico para emagrecer, pois, o grande problema passa sempre pelo excesso de alimentos.

Todavia, colocar exercícios no nosso dia-a-dia ajuda-nos não só a combater o sedentarismo, mas também a ganhar massa muscular e acelerar o metabolismo!

4# Faz um Plano a Teu Gosto!

Quando queremos emagrecer não podemos apenas pensar que temos que comer o que nos mandam. A verdade é que muitas pessoas nem iriam precisar de ajuda profissional se soubessem fazer as escolhas corretas.

O grande erro que faz muitas pessoas desistirem de emagrecer está mesmo em criar um plano eficaz, mas não ao seu gosto.

É impossível ser consistente em algo que não gostamos. É como trabalhar em uma profissão que detestamos, um dia iremos desistir. 

Aqui é igual, opta por alimentos que tu gostes dentro da calorias que é possível, pois, só assim irás ter consistência a longo prazo.

5# Torna a Água a Tua Bebida de Eleição

O nosso corpo tem mais de 50% de água. Mas, muitas vezes ignoram esse facto e não bebem.

A água é fundamental, seja em dieta ou não.

Optar por bebidas como coca-colas e afins irá colocar mais calorias no organismo, mas não só. Essas bebidas estão cheias de conservantes que a longo prazo podem criar problemas de saúde.

Se não gosta de água ou acha que não consegue beber muita por falta de sabor, experimente colocar sabor nas mesmas, como este produto zero calorias.

#6 Não te Compares a Outros/as

Um corpo de sonho muitas vezes é a bomba que acaba com o nosso psicológico. Traça um objetivo, mas não te compares com outras pessoas. 

A verdade é que todos temos genéticas diferentes e é difícil comparar a pessoas que eventualmente podem treinar arduamente e há anos a fio.

Para não falar que muitas vezes há comparações com pessoas hormonizadas e isso é péssimo para a nossa autoestima.

Conclusão

Combater a obesidade ou o excesso de peso não tem que ser uma missão impossível, mas sim uma missão adaptativa. Cria um plano em prol dos teus gostos, colocando fruta e água. 

A curto prazo irás ver resultados e se colocares exercício físico irás ver ainda mais.

Diogo Cardoso

Diogo Cardoso

Diogo é o fundador do Mr. Saudável. Diogo estuda desporto e nutrição desde 2006 e possui enormes competências em musculação. Sempre teve um gosto especial por desporto e desde que entrou no mundo do “fitness” focou-se em aprender diariamente sobre a área, com o objetivo de conseguir ajudar o máximo de pessoas a atingir os seus objetivos - desde a perda de gordura ao ganho de músculo.