Neste artigo vamos falar sobre como entender as calorias na tabela nutricional. Após este artigo saberá como procurar os produtos nas suas compras e comprar produtos de qualidade.

O Que São Calorias?

Calorias refere-se ao total de “energia” que recebe de todas as fontes do alimento (carboidrato, gordura, proteína, etc) por porção de uma refeição ou bebida.  São elas que contam quando estamos numa dieta.

Calorias em Primeiro

As calorias são sempre exibidas em primeiro lugar na tabela nutricional para tornar a informação mais fácil de encontrar e usar.  Além disso, as calorias são a principal escolha nos alimentos, principalmente para quem está de dieta.  Não olhar para a tabela nutricional, mesmo quando diz produto zero ou light é um erro muito comum, mas não te deixes levar pelo nome que está no rótulo, pois é muitas vezes enganador e é por do que um produto normal. 

Ler também: Produtos Light

Faz As Calorias Trabalhar Para Ti

Para alcançar ou manter um peso corporal saudável, equilibre o número de calorias que come e bebe com o valor que o seu corpo usa, já falamos sobre isso aqui. 2.000 é a base calórica diária, usada como um guia geral para conselhos nutricionais e é quase sempre a base nas tabelas nutricionais nos alimentos.  Mas, as suas necessidades calóricas podem ser maiores ou menores dependendo da sua idade, sexo, altura, peso e nível de atividade física.  

E, só calculando o gasto energético diário do seu corpo é que saberá quantas calorias tem que ingerir. Os tamanhos no rótulo refletem a quantidade que as pessoas normalmente comem e bebem. Não é uma recomendação de quanto comer.  

Tabela Nutricional e a Informação

A informação nutricional listada no rótulo baseia-se geralmente numa porção dos alimentos; no entanto, alguns produtos também podem ter informações apresentadas por embalagem.  Vê sempre a parte superior da tabela com cuidado, para não te enganares nas quantidades e comeres mais do que devia, ou menos. Podes querer prestar atenção ao tamanho da porção, especialmente quantas porções existem na embalagem, para que saibas a quantidade de calorias e nutrientes que consomes.  

Um pacote de alimentos pode conter mais do que uma porção, por isso, se comeres duas porções, receberás duas vezes as calorias mostradas no rótulo. Por exemplo, se comesses 100g da refeição mostrada no rótulo abaixo, estarias a comer 95,71 calorias. Se fosses comer a dose completa estarias a ingerir 335.

Dicas

Os termos “sem gordura” e “sem adição de açúcares” não significam “sem calorias”. Podem conter tantas ou mais que as edições normais. Verifique sempre as tabelas nutricionais e compare as calorias e nutrientes nas diferentes versões. Não olhe só e apenas para o preço do produto, compare as tabelas nutricionais entre marcas, poderá ficar surpre

Teor Calórico

O teor calórico é um dos entraves na escolha do alimento.  Os nutrientes (proteína, hidratos, gordura, açúcares) são sempre importantes nas nossas escolhas, mas não são a prioridade.  Principalmente quando estamos numa dieta restrita, pois quantos mais alimentos encontrarmos com pouco teor calórico, mais comida poderemos ingerir ao final do dia. Um alimento pode ter os nutrientes que necessita para a sua dieta, mas podem ter um excedente calórico que irá prejudicar a mesma, principalmente se estiver a tentar perder peso.  

Claro que, para ter um excedente calórico é porque terá gordura em demasia ou até açúcares, ou seja, pode ter nutrientes que precisa, mas também outros que o prejudicam, principalmente açúcares adicionados.

Conclusão

Todavia, antes de olhar para os nutrientes, olhe para as calorias. Muitas vezes basta mudar a marca do alimento e as calorias diferem.  Perca alguns minutos a analisar os melhores produtos e verá que consegue baixar o teor calórico e manter os nutrientes no plano desejado. 

Lembre-se sempre, não adianta optar por refeições saudáveis no título se no rótulo são o inverso.  Muitos produtos enganam na sua ‘capa’, mas nunca na tabela nutricional.  

Podem ler o artigo inglês onde aborda esse assunto.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário