Calculadora Taxa Metabólica Basal

Neste artigo apresentamos a calculadora taxa metabólica basal e ficará a saber ao longo deste artigo:

  • O que é a TMB 
  • Como gasta tanta caloria 
  • Entre outros 

Vamos lá.

Eficácia Da Calculadora

A calculadora da taxa metabólica basal é essencial para sabermos qual é o nosso gasto energético para manter as nossas funções vitais ativas.  Porém, é também a base para percebermos como vamos construir a nossa dieta. 

O Nosso Corpo Gasta Tanta Caloria?

Mesmo em repouso o nosso organismo trabalha, o sangue tem que circular, o coração tem que bater, manter a temperatura corporal, adaptar-se à temperatura ambiente, etc.  Para isso, são necessárias calorias, caso contrário nunca ninguém teria fome, pois não desgastávamos de forma alguma energia.

Componentes do Gasto Energético Diário

Para percebermos melhor o motivo da taxa metabólica basal ser importante vamos explicar quanto consome o nosso organismo, comparando com outras componentes. O nosso organismo usa cerca de 60 a 75% da energia para as funções vitais.  

A atividade física diária consome cerca de 15 a 30%. Já os nossos alimentos usam certa de 10% da energia para digestão, absorção, metabolismo e armazenamento das reservas de glicogénio e gordura.

calculadora taxa metabólica basal

Como podem ver na calculadora da taxa metabólica basal deixada no início do artigo, ela depende de três fatores: genética, idade e sexo.  Porém, existem mais fatores que podem alterar a taxa metabólica basal.

Consigo Perder Peso Se Consumir Só As Calorias do Resultado?

Esta calculadora não é para dizer quantas calorias tens de consumir para ganhar ou perder peso. Essa calculadora encontra-se aqui. O resultado desta calculadora mostra quantas calorias gastas (não é 100%) diariamente para sobreviver. Ou seja, basta fazeres algo mínimo, como cozinhar ou ir do quarto para a sala, que já consomes mais energia. 

Tudo que faças, seja caminhada, subir escadas, trabalho cansativo, exercício, irá mudar desde logo o teu gasto energético. O que terás que consumir mais calorias se não queres ter problemas de saúde ou insuficiências. Para perderes peso não conta só a taxa metabólica basal, mas sim calcular tudo que fazes diariamente, para continuares em défice calórico. 

Todavia, não podes comprometer as funções vitais do teu organismo. A verdade é que quando o corpo não tem energia ele irá começar por ir buscar a gordura do nosso corpo para sobreviver. 

Mas, se nada for calculado com pernas e cabeça, podemos perder gordura, é verdade, mas também ganhar problemas crónicos de saúde, como diabetes, insuficiência de vitaminas, etc.

Conclusão

O nosso corpo precisa de calorias para manter o nosso organismo todo funcional, por isso é importante perceber que não podemos fazer uma dieta sem pernas nem cabeça, sem termos a base para sermos saudáveis em cima da mesa.  

Assim, após calculares a tua taxa metabólica basal, já sabes que o teu corpo precisa dessas calorias (para sobreviver).  Esta calculadora é só o início do raciocínio da dieta que queres fazer. Pois, é preciso saber os gastos diários, como as tarefas básicas: acordar, levantar da cama, ir passear, o gasto no trabalho, treino e por aí fora.  Relembra-te: isto é o início do raciocínio para criares a tua dieta. 

Agora que leste este artigo e já idealizaste que não podes deixar o teu corpo de consumir energia, aconselho-te a fazeres o cálculo para fazeres a tua dieta, aqui. Neste artigo terás noções de quantas calorias realmente irás necessitar, já com a tua atividade física em jogo e com o gasto calórico calculado. 

A taxa metabólica basal é a base para esse artigo funcional, para essa calculadora funcionar, por isso é que nunca podemos levar só em conta uma base para dieta, mas sim várias.  

Se tiveres algum problema de saúde, será o suficiente para falares com um profissional e não utilizares calculadoras para não pores a tua saúde em risco. Podes ver um estudo sobre a TMB, aqui.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário