BCAA – Para Que Serve? Vale a pena?

Muito se questiona sobre BCAA em forma de suplemento, se traz ou não efeitos. E surge a questão, bcaa para que serve? 

Muita gente opta por consumir isoladamente, mas também intra treino junto de outro suplemento, como glutamina.  Mas, será que vale realmente a pena gastar o nosso dinheiro neste suplemento?  

Vamos perceber se compensa ou não.

O Que É? O Bcaa Para que Serve?

Um suplemento que contém três aminoácidos essenciais, que só podem ser obtidos em forma de alimentação (proteína) ou suplementação. Os três aminoácidos do BCAA são: 

  • Leucina
  • Isoleucina 
  • Valina

O BCAA pode ser encontrado em duas formas de consumo, em pó ou em cápsulas.

O Que Significa 2:1:1 e 4:1:1?

Este suplemento pode ser encontrado das duas formas, o que quer dizer que em cada duas gramas de Leucina contém uma de Isoleucina e Valina, já na forma 4:1:1, por cada quatro gramas de Leucina, tem uma das restantes.

Quanto Tomar BCAA?

Por norma este suplemento é usado no intra-treino ou no pós-treino.  Quando o deves tomar é irrelevante, pois, na verdade, pouco ou nenhum benefício te trará.  Mas, ainda assim, se o quiseres tomar, podes optar por juntar ao whey protein do teu pós-treino, para teres os aminoácidos essenciais.

BCAA - Vale a Pena?

Vários estudos têm vindo a mostrar resultados diferentes sobre este suplemento. Mas, na esmagadora maioria assume que consumir whey protein é muito mais benéfico do que consumir BCAA, principalmente porque este suplemento consumido de forma isolada pode trazer mais prejuízo do que benefícios. Mas, vamos perceber então, vale a pena?

A Resposta é Direta: Não!

BCAA quando consumido de forma isolada, isto é, sem outros aminoácidos, não produz os efeitos desejados, pois em vez de aumentar a síntese proteica, faz exatamente o oposto.  Isto deve-se ao facto de os aminoácidos essenciais não se encontrarem disponíveis, o que faz com que os mesmos estejam a ir ser retirados dos nossos músculos, aumentando a degradação proteica, e não o aumento de massa magra, músculo. 

Se é uma pessoa que ingere whey ou proteína nas doses recomendadas, o uso de BCAA não fará com que a síntese proteica aumente.  Só faria sentido, se fosse uma pessoa com um baixo consumo de proteína diária, o que duvido imenso que seja o caso. Todavia, se for Vegan e tem um défice de proteína, poderá fazer sentido consumir, mas terá mais benefícios se optar por whey vegan.  

Se é acompanhado por um profissional, verifica se necessita realmente de consumir este suplemento ou se o pode eliminar, pois, estará a fazer uma poupança relevante na sua carteira.

Como Assim Consumir Antes Whey?

É simples, a whey protein contém os aminoácidos essenciais e fundamentais que necessita e adicionar BCAA a isso não lhe trará nenhum benefício relevante, o que demonstra que apenas estará a jogar basicamente dinheiro fora.  Ou seja, se realmente quer aminoácidos, consome whey protein, terá mais benefícios e ainda consegue obter mais facilmente o número necessário do macronutriente diário. 

Ler também: Tipos De Whey Protein

Conclusão

Na verdade, já sabe o segredo de: “bcaa para que serve?”. Todavia, podemos entender que ao usar este suplemento de forma errada podemos estar a prejudicar a síntese proteica do nosso corpo em vez de aumentar, o que não é o objetivo de certeza absoluta. Se se alimenta bem, com proteína suficiente, mesmo que seja só de fonte animal, não necessita de consumir BCAA, pois já estará a ter esses três aminoácidos essenciais na sua alimentação.  

Se consome whey, ainda mais razões tem para eliminar de vez o suplemento da sua dieta. Relembre-se sempre, suplementos são para suplementar a nossa dieta. O que nem sempre é necessário.  Quando não sabe se o suplemento faz realmente falta, opte por falar primeiramente com um profissional na área ou com o seu médico.  

Como pode verificar neste artigo, a toma de um suplemento sem informações, afinal pode ter mais prejuízo do que o objetivo que desejava/pensava. 

Pode ler aqui um estudo realizado em 2017: BCAA and muscle protein synthesis in humans: myth or reality?

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário