Os Alongamentos São Sempre Benéficos?

Quando entramos num ginásio é pouco comum ver pessoas a fazer alongamentos, a preferirem maioritariamente por aquecer com movimentos já com pesos ou em máquinas específicas.  É possível também ver muita gente a alongar no final do treino. 

Correto, incorreto? Já saberemos. Mas, os alongamentos não serão essenciais, principalmente na hipertrofia? 

Vamos perceber neste artigo.

Lesões

Vamos começar por aqui.  Não alongar aumenta o risco de surgirem lesões, devido aos músculos estarem completamente frios e não estão preparados para o impacto do treino. Ao começarmos o nosso treino com alongamentos, ativamos o movimento dos nutrientes para os músculos, por força da ativação do fluxo sanguíneo para o local que alongamos. Assim, ao fazermos alongamentos (basta fazer nos músculos que são usados, não corpo completo), alertamos o corpo que precisa de ativar o fluxo sanguíneo para aquela zona, pois irá entrar em modo de treino, ou seja: Vamos causar danos nos tecidos musculares

Ler também: Dor Muscular Depois do Treino

Aumentar a Flexibilidade e Postura

Ao criarmos rotinas de alongamentos antes do treino começar, também nos pode aumentar a flexibilidade e facilitar o treino que vem a seguir.  Quando somos flexíveis, temos mais facilidade em fazer os movimentos desejados do treino, sem comprometer a boa eficácia do mesmo. Quando fazemos alongamentos, é preciso ter postura, é preciso fazer de forma correta. Assim, ao criar a rotina de alongamentos podemos conseguir soltar os músculos tensos e começar a corrigir más posturas.  Isto é uma excelente ferramenta para quem quer ganhar flexibilidade e melhorar a sua postura. 

Se és uma pessoa que trabalha muitas horas sentada, verás diferença ao optares por alongares, pois, a tua postura também será diferente, ao adaptares-te aos movimentos.

Benefícios dos Alongamentos

Os alongamentos musculares são conhecidos por prevenirem e facilitarem a recuperação de lesões, tratar de disfunções musculares e até evitar lesões. Permite também melhorar a mobilidade articular, onde tem impacto positivo à performance do treino resistido. Alguns estudos mostram benefícios na hipertrofia muscular através de alongamentos, resistidos.

Alongamentos Durante o Treino? E no Fim?

Quando praticamos exercício físico causamos ao corpo danos musculares, causamos micro lesões musculares. Assim, imaginemos que fizemos um treino muito pesado, e nesse momento vamos fazer um MAU alongamento, podemos passar de um alongamento, para uma lesão. Isso acontece devido ao músculo já estar com uma micro lesão muscular e nós fomos forçar esse mesmo músculo.

Alongamentos na Hipertrofia

Realizados mais de dez estudos na pesquisa de possíveis benefícios na hipertrofia muscular, os mesmos apresentaram mudanças em várias medidas. Observou-se assim que os longos períodos de alongamento de baixa intensidade não apresentaram benefícios na hipertrofia. Porém, foi compreendido que, depois do realizado trabalho, ocorreu um maior aumento do vasto lateral na porção distal, em comparação com a região ventre muscular.  Isto indica que exercícios de alongamento podem apresentar diferentes respostas, consoante a região muscular.

Quando o Fazer Sem Ser Antes do Treino?

É sempre preferível fazer alongamentos antes do treino.  Não precisa de ser imediatamente antes do treino, pode ser alguns minutos antes, ou até mesmo ao acordar. O que interessa é que o faças.  Até podes mesmo fazer mais que uma vez ao dia, desde que evites o fazer durante o teu treino, devido ao que mencionei anteriormente. Quando falamos em alongamentos, falamos em proteção passiva, portanto nunca é demais perder cinco minutos da nossa vida para evitar problemas musculares, lesões.

Fluxo Sanguíneo

Quando temos o fluxo sanguíneo e o corpo pronto para “malhar” já podemos olhar para as máquinas e pesos de outra forma. Além disso, quando falamos em alongamentos, também falamos em melhorias de flexibilidade, mobilidade e postura, portanto é sempre uma vitória quando abordamos este tema, principalmente para pessoas sedentárias. 

Agora que já sabes, experimenta alongar sempre antes dos treinos, durante cinco minutos.  Mas, lembra-te, não é por alongares que vais começar a treinar pesado, o método será sempre com aquecimento à mesma, apenas já ativaste o fluxo sanguíneo e o aquecimento já será diferente, já será com o corpo preparado. 

Ler artigo sobre o impacto dos alongamentos pré-treino, aqui.

Conclusão

Não há estudos suficientes que demonstrem que alongar antes, durante ou depois do treino façam bem, ou mal, quer para a hipertrofia, quer para o bem-estar de um atleta.  Porém, se pensarmos, ao alongar antes do treino ativamos o fluxo sanguíneo e a avisar o nosso corpo para o que aí vem. É importante entender que, mesmo que seja muito ou pouco benéfico ao nível de hipertrofia, o alongamento é mais importante para a prevenção da musculosidade. 

Posto isso, penso que se justifique o alongamento pré-treino, mesmo que seja trinta minutos antes.

Diogo Cardoso
Coach & Criador de Conteúdo

Deixe um comentário